sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tragédia do Haiti X Tragédia Angra dos Reis

Esse início de ano começou com o noticiário cheio de tragédias, primeiro veio a de Angra dos Reis, uma fatalidade que dexou 50 mortos e muitas famílias desabrigadas e agora vem a tragédia do Haiti, país pobre que sofreu um terremoto que deixou mais de 50.000 mortos, milhares de feridos e desabrigados. Até agora 15 brasileiros foram mortos nessa tragédia incluindo a eminente Zilda Arns.

Ambos são tragédias, mas me deparei com um comentário feito pela cantora Sandy que me indignou: que os brasileiros estão dando + atenção a tragédia do Haiti do que a de Angra, e que estão se mobilizando muito mais para ajudar as vítimas de lá do que as vítimas de Angra.

Na minha opinião foi uma afirmação infeliz da cantora, ambos os acontecimentos são tragédias, não tem que ficar medindo qual tem mais importância. O que a cantora esqueceu foi que no Haiti há 50.000 mortos, espalhados pelas ruas, provocando mau cheiro, falta água, comida, assistência médica aos feridos e não há para onde correr. Se não tiver ajuda imediata dos outros países vai se instalar uma guerra naquele país.

Sendo que em Angra houve uma tragédia que poderia ser evitada, se o ser humano não construisse suas casas em lugares proibidos, sem alvarás da Prefeitura e lincença ambiental.

Sinto muito pelas vítimas de Angra e sinto pelas vítimas do Haiti, mas não podemos fazer qualquer comparação entre um tragédia e outra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário